5 Erros a Evitar na Criação do SEU Logótipo

1. Confiar no Efeito da Côr. A cor é ambígua, vaga e relativa à personalidade de cada indivíduo. Não devemos confiar em demasia no efeito da côr, pois o seu poder de sedução facilmente caduca. Muitos logótipos procuram comunicar a identidade de uma empresa apenas pela afirmação da côr. Não devemos cometer tal erro! Para tal, inicia-se o processo de concepção desenhando a preto e branco, implementando a côr apenas no final do processo.


2. Uso de Fontes Desapropriadas. A escolha do tipo letra é, frequentemente, desvalorizada. Convém salientar a importância da escolha da fonte, pois ela constitui, juntamente com o símbolo, as duas componentes fundamentais de um logótipo. Esta deve exprimir com rigor as intenções da marca, com adequação, sem inclusões vagas (TM, Lda, CP, etc) e espaçamentos impróprios. A boa escolha da fonte é uma Garantia que o seu Logótipo cativará o Cliente!


3. Complexidade Excessiva. São várias as razões que apelam à simplicidade na concepção de um logótipo. Em primeiro lugar há que garantir a fácil e correcta leitura da mensagem, para que o cliente a memorize rapidamente. Deve-se também considerar que um logótipo será usado em diferentes formatos e suportes, logo precisa de flexibilidade para se adaptar a diferentes tamanhos. Ao recusar a complexidade excessiva no desenho de um logótipo garante que ele é legível tanto num cartão de visita, como num painel publicitário de grande dimensão.


4. Confiar nas Tendências da Moda. Criar um logótipo intemporal é o SEU objectivo. As modas vão e vêem, pelo que seguir as correntes do momento não garante uma imagem sólida e duradoura. O objectivo é criar algo único, que se demarque da concorrência que segue a moda ou, caso contrário, parecerá exactamente como ela. Deve-se evitar o uso de símbolos que marcam um tempo particular, como por exemplo objectos de tecnologia, que rapidamente se desactualizam. Se o seu Logótipo está “na moda” hoje, concerteza não estará amanha


5. Logótipos Criados por Amadores. Não deixe a criação do seu logótipo nas mãos de um amador. Este não terá a competência nem os instrumentos necessários à sua disposição. Frequentemente esta solução resulta num logótipo criado a partir de um banco de imagens online, e no uso de fontes descarregadas gratuitamente da internet, que normalmente não detêm a qualidade que se impõem a um logótipo profissional. Ao recorrer aos serviços de um amador corre o risco de, mais tarde, descobrir que o seu logótipo foi copiado de um outro já existente, arriscando-se a ser processado pelo criador original.


Para saber mais, subscreva a newsletter »




O Seu Email:
Aprenda como divulgar uma empresa na net. Tenha a visibilidade que procura!

"Estamos na 1ª página do Google, e temos visitas todos os dias. A Internet passou a ser o 2º Canal de Vendas. Incrivel!"

-Nuno F., Q. Garnachos

Publicidade na Internet
Quer anunciar online? Visitas segmentadas por interesse e geografia. A forma mais rápida de conquistar clientes na net!