6 Erros que Podem Destruir a SUA Campanha Publicitária na Internet

A internet, por via das suas caracteristicas, é um meio fácil de conquistar clientes. O forte poder de segmentação, aliado à capacidade de medição de resultados, resultam numa rentabilidade superior a qualquer outro canal, que tornam impossivel a sua não utilização.

Por essa razão, trazemos até si os 6 erros que podem destruir a SUA campanha publicitária na internet, desde a prática de SPAM, até às campanhas de compra de "leads".

Quer seja um profissional liberal, uma micro empresa, uma PME, ou simplesmente um site em busca de visibilidade, estes são os erros que deve evitar:


1. Enviar Emails para Bases de Dados de Terceiros. Caso esteja habituado a proceder ao envio de campanhas publicitárias de email marketing para bases de dados de terceiros, saiba que isso não só é considerado SPAM, como é, de facto, ilegal. Esse tipo de acção é proibida por lei, e o resultado, em termos de rentabilidade é praticamente nulo. Assim, só 30 em cada 10.000 mails enviados são de facto abertos. Abertos não significa que tenham sido lidos, e muito menos que tenham reagido à mensagem. Mancha ainda, de forma irremediável, a imagem da sua empresa. Mesmo que o email tenha sido enviado de acordo com o CAN-SPAM ACT, tirando a sua ilegalidade, tudo o resto se mantem.


2. Lançar uma Campanha de Banners em Sites Genéricos. Os banners, como forma de captação de “leads”, em sites generalistas, têm uma taxa de sucesso próxima de zero. 100.000 impressões de um banner têm somente cerca de 400 clicks. 400 clicks? Exacto! Os banners, em sites genéricos, foram feitos para se comprarem aos milhões. E clicks não são visitantes interessados, e muito menos visitas que se convertem em clientes. Se o que pretende são clicks, saiba como ter mais visitas ao site. Esteja também informado de quantos clicks precisa para converter um cliente, um indicador de eficácia fundamental para assegurar o sucesso da sua campanha de publicidade na internet.


3. Comprar “Leads” a Outras Entidades. Vender “leads” é um dos negócio mais antigos da internet. Desde 1995 que se vendem “leads”, por norma comprados em programas de afiliação, e aproveitando a ignorância do comprador, que é induzido em erro ao pensar que mais é sempre melhor. Não se devem comprar “leads” mas sim visitas! As “leads” que compra, na maior parte das vezes receberam um incentivo, muitas vezes pecuniário, para fornecerem a sua informação. Elas só queriam o incentivo e não aquilo que tem para lhes oferecer. Resultado? Uma taxa de conversão baixissima, e uma conta grande para pagar. O mesmo se aplica à compra de pacotes de seguidores para as redes sociais, que hoje em dia está muito na moda. Como regra geral, tudo o que não seja obtido a partir da vontade natural dos visitantes, é de má qualidade.


4. Aventurar-se no Google Adwords sem Auxilio Profissional. O Google Adwords pode ser uma pérola a seu favor, ou uma dor de cabeça contra si. Tudo depende da qualificação de quem gere a campanha. É a diferença entre gastar somente 90€ por mês e não ter qualquer retorno, ou investir 297€ e multiplicar o seu investimento. Entregue a sua campanha a uma empresa profissional, e exija garantias em termos de visitas. Obtenha informação sobre metodologia de palavras-chave e de teste de anúncios. Para saber mais, veja como fazer publicidade na internet e anunciar no Google Adwords.


5. Colocar Anúncios que Não Testou. Um anúncio não testado é uma fonte de enorme desperdicio. Quantas visitas a mais, ou contactos, poderia ter com outro anúncio? E quantas conversões em clientes? Por outro lado, os anúncios que geram mais contactos podem não ser os que convertem mais clientes. Por este motivo, aconselhamos a que nunca coloque um anúncio sem o testar primeiro, muito menos antes de ir para os outros formatos para além da internet (papel, televisão, rádio, cinema, etc), muito mais dispendiosos, e onde um erro de casting muitas vezes é fatal.


6. Não Testar o Site que Origina os Contactos. À semelhança de um anúncio, um site também deve ser testado. É um processo continuo, que deverá ser mais incisivo na fase antes do lançamento da campanha publicitária. É aconselhável isolar os assuntos, e fazer um site de suporte somente para a campanha, onde as visitas não sejam distraidas por outro tipo de informação que não aquela relativa ao que se quer vender. Combine diferentes módulos para ver os resultados. Todos os aspectos são importantes, desde a simples cor e tipo de letra, até à mensagem de “chamada à acção“ que possa ter no botão de contacto ou inscrição.


Tenha presente que os principais beneficios da publicidade na internet são o poder de segmentação e a capacidade de medição exacta dos resultados (ROI). Da próxima vez que lançar uma campanha publicitária na internet, utilize estes beneficios em seu proveito!

Se este assunto é do seu interesse, acompanhe as nossas noticias, subscreva a newsletter, e fique a saber mais sobre como divulgar uma empresa, ou aumentar o ranking de um site, entre outros que pode consultar no nosso arquivo.


Caso pretenda Lançar uma Campanha Publicitária na Internet, Contacte JÁ »

Para saber mais, subscreva a newsletter »




O Seu Email:
Aprenda como divulgar uma empresa na net. Tenha a visibilidade que procura!

"Estamos na 1ª página do Google, e temos visitas todos os dias. A Internet passou a ser o 2º Canal de Vendas. Incrivel!"

-Nuno F., Q. Garnachos

Publicidade na Internet
Quer anunciar online? Visitas segmentadas por interesse e geografia. A forma mais rápida de conquistar clientes na net!