Como Aumentar o SEU Ranking nos Motores de Busca: Links Externos do Site - Manual SEO

Um link externo, como visto na introdução ao SEO, é todo o link, fora de um site, que liga para uma página desse site, sendo o texto utilizado para o efeito, designado de texto âncora.

Os links externos são da maior importância se quiser aumentar o seu ranking, e têm de ser tidos em consideração para aparecer na primeira página dos motores de busca (GOOGLE).

Depois de termos visto o essencial sobre a composição dos links internos, eis os principais pontos a ter em consideração sobre a quantidade (e qualidade) dos links externos:


1. PageRank: A Variável Chave. Ao contrário do referido no artigo anterior, sobre a composição dos links internos de um site, no que diz respeito aos links externos, mais não é sempre melhor. O principal ponto a ter em atenção é a qualidade dos sites que ligam para o nosso. A qualidade destes links á avaliada através da variável PageRank. Quanto maior o PageRank da página em questão, maior o peso que será dado a esse link para o nosso site. Da mesma forma, links para o nosso site vindos de outros sites com um PageRank reduzido, terão pouco efeito na subida de ranking. O PageRank varia entre 0 e 10. Poucos sites a nivel mundial alcançam um PageRank de 10 (e mesmo 9). Em Portugal, o melhor que se encontra é o SAPO e o HOTFROG, com um PageRank de 7.


2. Texto Relevante e Indicativo. Já sabemos que para aumentar o ranking de forma significativa, os sites de onde vem os links deverão ter um PageRank elevado. Contudo, é também fundamental que as expressões utilizadas na construção dos link (texto âncora) sejam aquelas para as quais se pretende posicionar. Mais uma vez, a coerência é fundamental. Repita as palavras que utilizou na optimização SEO dos titulos da páginas, assim como no nome dos ficheiros e directorias, que deverão ser as mesmas utilizadas na composição dos links internos do seu site. Como já visto noutro capitulo, evite expressões como “clique aqui” e “veja aqui” que não acrescentam qualquer valor.


3. Sites com Assuntos Relacionados. Para além do próprio texto que compõe os links, os motores de busca “olham” para o assunto do site que está ligando para o seu. Se o assunto for similar, maior o peso dado a esse link (cumulativo com o PageRank). Inclusive, será possivel que suba de ranking para as palavras que “rodeiam” o seu link no outro site. Por esse motivo, foruns da sua área, com um bom PageRank, são óptimos locais para criar links externos, através da assinatura que utilizar nesses foruns. Contudo, evite a troca recíproca de links, pois esta é penalizada (embora origine tráfego). Os motores de busca entendem esta estratégia como falsificação de links somente para subir no ranking.


4. Redes Sociais e Blogs. Para além do potencial, como veiculo de marketing, atribuido às redes sociais, e aos blogs, estas são ainda um meio fácil de criação de links para o seu site. Para além disso, sites como o FACEBOOK ou o TWITTER têm um PageRank elevado, pelo que links com origem nestas redes sociais, tendem a ter um papel importante, em matéria de optimização SEO. Links recíprocos têm pouco valor, como por exemplo, a página do Facebook linkando para o site da empresa respectiva. Uma técnica cada vez mais utilizada, é publicar artigos para blogs de terceiros, com a condição de serem inseridos os nossos links. Não há reciprocidade, e controla o texto que “rodeia” os links, visto sermos nós próprios que escrevemos a totalidade do texto.


Para que continue a aumentar o ranking do seu site, ou blog, e alcance a primeira página no GOOGLE, ou em qualquer outro motor de busca, continuaremos a desenvolver este assunto, nos próximos capitulos do nosso manual de técnicas de optimização SEO.

Para aceder aos restantes capitulos, visite a introdução ao SEO, ou clique em "próximo", no menu de navegação em baixo, para aceder ao artigo sobre a actualização de conteúdos.


Caso pretenda Aumentar o SEU Ranking nos Motores de Busca: Consulte JÁ »

Para saber mais, subscreva a newsletter »




O Seu Email:
Aprenda como divulgar uma empresa na net. Tenha a visibilidade que procura!

"Estamos na 1ª página do Google, e temos visitas todos os dias. A Internet passou a ser o 2º Canal de Vendas. Incrivel!"

-Nuno F., Q. Garnachos

Publicidade na Internet
Quer anunciar online? Visitas segmentadas por interesse e geografia. A forma mais rápida de conquistar clientes na net!