Como Aumentar o SEU Ranking nos Motores de Busca: Links Internos do Site - Manual SEO

Um link interno, como visto na introdução ao SEO, é todo o link, dentro de um site, que liga uma página para outra, sendo o texto utilizado para o efeito, designado de texto âncora.

A composição dos links internos é importante no aumentar do seu ranking, e, portanto, uma variável a ter em consideração se quer aparecer na primeira página do GOOGLE, ou outro.

Depois de termos visto o essencial da estrutura de directorias de um site, em termos de optimização SEO, vejamos os pontos a considerar sobre a composição dos links internos:


1. Mais é Sempre Melhor. No que diz respeito à composição dos links internos de um site, mais é sempre melhor. A principal razão pela qual a Wikipedia aparece no primeiro lugar em grande parte das pesquisas, é a elevada qualidade da rede de links internos. O elevado número de referências existentes em todos os artigos, leva a que facilmente se atinjam milhões de links internos, com os mais variados textos âncora, para além de facilitar o aprofundamento de qualquer tema. Os estudos mostram que, partindo de qualquer página da Wikipedia, só com 8 clicks, chegamos a qualquer outra página da mesma, ou seja, qualquer página, em milhões, está à distância de 8 clicks.


2. Texto Relevante e Indicativo. Evite expressões como “clique aqui”, ou “veja aqui”. Este tipo de expressão não incorpora qualquer valor para a sua empresa, visto não serem expressões relacionadas, nem com a sua actividade, nem com o conteudo da página de destino. Não existe nada melhor do que a forma como se refere às suas próprias páginas, para dizer aos motores de busca sobre que assunto elas são. Seja coerente: aproveite para repetir as palavras chave alvo sempre que linkar para uma mesma página. Mais! Essas palavras chave devem ser as mesmas que foram utilizadas no titulo da página, como vimos no artigo sobre a importância dos titulos, bem como as utilizadas no nome, e directoria do ficheiro, como vimos no artigo de optimização SEO sobre a estrutura de directorias.


3. Estrutura Matricial. Deve ser escolhida a estrutura matricial para a composição dos links internos de um site, isto é, links em sentido descendente (para páginas com maior aprofundamento do assunto), e links em sentido horizontal (entre diferentes secções, mas com o mesmo nível de aprofundamento), permitindo multiplicar o número de links. Os links em sentido ascendente deverão ficar nos menus principais, na moldura do site. Tenha ATENÇÃO: quando em elevado número, os links ascendentes podem levar os motores de busca a atribuir a classificação de SPAM. No exemplo da Wikipedia, visto em cima, a estrutura matricial é levada ao extremo através de links horizontais entre referências.


4. Utilização do Atributo “ALT” nas Imagens. O atributo de HTML denominado por “ALT”, é uma forma de legendar todos os seus links internos, sejam eles links através de imagens, ou através de texto. No caso dos links através de imagens, deve ser sempre utilizada uma legenda através do atributo “ALT”, porque esta é a única forma de dizer aos motores de busca qual o conteudo da página de destino. Nos links através de imagens não é permitida a utilização de texto âncora, pelo que os motores de busca irão indexar a página exclusivamente com base nas palavras chave que forem utilizadas na legenda da mesma.


Para que continue a aumentar o ranking do seu site, ou blog, e alcance a primeira página no GOOGLE, ou em qualquer outro motor de busca, continuaremos a desenvolver este assunto, nos próximos capitulos do nosso manual de técnicas de optimização SEO.

Para aceder aos restantes capitulos, visite a introdução ao SEO, ou clique em "próximo", no menu de navegação em baixo, para aceder ao artigo sobre a importância dos links externos.


Caso pretenda Aumentar o SEU Ranking nos Motores de Busca: Consulte JÁ »

Para saber mais, subscreva a newsletter »




O Seu Email:
Aprenda como divulgar uma empresa na net. Tenha a visibilidade que procura!

"Estamos na 1ª página do Google, e temos visitas todos os dias. A Internet passou a ser o 2º Canal de Vendas. Incrivel!"

-Nuno F., Q. Garnachos

Publicidade na Internet
Quer anunciar online? Visitas segmentadas por interesse e geografia. A forma mais rápida de conquistar clientes na net!