Como Aumentar o SEU Ranking nos Motores de Busca: Directorias de Ficheiros - Manual SEO

A estrutura das directorias de ficheiros, como visto na introdução ao SEO, é a forma como organiza os diferentes ficheiros, que compõem o site, pelas pastas respectivas (directorias).

Esta estrutura poderá ser optimizada em termos de SEO, por forma a que possa ficar melhor posicionado do ranking dos motores de busca, sendo uma das técnicas menos conhecidas.

Depois de termos visto o que é mais importante na optimização dos titulos de um site, eis os principais pontos a ter em consideração sobre a estrutura das directorias de ficheiros:


1. Ficheiros com Nomes Descritivos e Extensivos. O nome que utiliza para cada ficheiro deverá descrever o seu conteudo. Assim, pelo nome do ficheiro será facilmente perceptivel qual o tema da página em causa, funcionando ainda como um elemento adicional de “legenda” nos resultados de pesquisa dos motores de busca. À semelhança do que referimos para os titulos das páginas, os nomes atribuidos aos ficheiros deverão ser extensos o suficiente para contemplarem várias palavras chave numa só expressão. O mesmo se aplica aos nomes das pastas, ou directorias. Esta técnica de optimização SEO, para além de aumentar o ranking, faz com que a sua taxa de CTR aumente, ou seja, terá mais clicks por cada 100 vezes que aparecer nos resultados de pesquisa.


2. Estrutura de Directorias Lógica. Utilizando a lógica da estrutura de directorias, é possivel tirar partido da mesma para subir no ranking. Assim, aproveite para nomear as suas directorias com nomes relevantes para a sua actividade, organize o seu site por temas, e contribua para a sua legibilidade. Um site de música, por exemplo, deveria ter algo como: "http://www.xyz.com/musicaclassica/beethoven/pourelise.html". Repare como, mesmo não constando do nome do dominio "música", "música clássica", "beethoven", ou "pour elise", temos a oportunidade de incluir as palavras chave na estrutura de directorias, permitindo a colagem aos assuntos sobre os quais pretendemos actuar, e possibilitando a subida no ranking para os mesmos.


3. Legibilidade e Facilidade de Navegação. Como já referido no ponto anterior, uma boa estrutura de directorias, assim como de ficheiros, permite uma melhor legibilidade, e ainda facilita a navegação. Tenha presente que é possivel navegar no seu site somente utilizando a barra de endereço (e algumas pessoas o fazem). Esta navegação será muito mais simples, se for intuitiva. Por outro lado, em termos de legibilidade, é aconselhado a separação das palavras por um hifen. A titulo exemplificativo, poderiamos ter algo como "aumentar-o-ranking-do-seu-site-nos-motores-de-busca-manual-de-seo.html". Nem sempre é fácil utilizar esta técnica de optimização SEO, nomeadamente em sites dinâmicos, feitos em PHP, ou ASP, mas aconselhamos a dar especial atenção à mesma, sempre que possivel.


4. Repetição dos Titulos. Manda a prudência, assim como o interesse no aproveitamento das sinergias, que o nome dos ficheiros seja equivalente, ou aproximado, ao titulo de cada página (caso ainda não o tenha feito, veja o artigo sobre os titulos), por forma a maximizar a exposição às palavras chave mais relevantes para a sua empresa. A coerência é privilegiada pelos motores de busca, e esta é uma óptima oportunidade de a reforçar. Visto que o nome do ficheiro poderá ser mais extenso que o titulo da página (máximo aconselhado de 65 caracteres), terá oportunidade de abarcar ainda mais palavras chave, e ser mais explicativo. Não escreva para além do permitido pela barra de endereços, pois não terá qualquer utilidade.


Para que continue a aumentar o ranking do seu site, ou blog, e alcance a primeira página no GOOGLE, ou em qualquer outro motor de busca, continuaremos a desenvolver este assunto, nos próximos capitulos do nosso manual de técnicas de optimização SEO.

Para aceder aos restantes capitulos, visite a introdução ao SEO, ou clique em "próximo", no menu de navegação em baixo, para aceder ao tema sobre a importância dos links internos.


Caso pretenda Aumentar o SEU Ranking nos Motores de Busca: Consulte JÁ »

Para saber mais, subscreva a newsletter »




O Seu Email:
Aprenda como divulgar uma empresa na net. Tenha a visibilidade que procura!

"Estamos na 1ª página do Google, e temos visitas todos os dias. A Internet passou a ser o 2º Canal de Vendas. Incrivel!"

-Nuno F., Q. Garnachos

Publicidade na Internet
Quer anunciar online? Visitas segmentadas por interesse e geografia. A forma mais rápida de conquistar clientes na net!