O Que Têm em Comum os Logotipos das Maiores Empresas

Sabia que, em mais de 100 anos de existência, o logótipo da Coca-Cola nunca foi alterado? E que o logótipo da PEPSI, num periodo inferior, já foi reformulado mais de 10 vezes?

A resposta reside em 5 princípios fundamentais! Um logótipo deve ser simples, para que seja memorável; Deverá ser apropriado, por forma a espelhar os valores e o objecto da empresa; E como as necessidades variam no tempo e no espaço, terá de ser versátil.

Conjugando todos os outros princípios, um logótipo deverá ser intemporal, perdurarando no tempo e rejeitando modas e tendências. A longevidade será determinante no sucesso.



Características Comuns aos Logótipos das Maiores Empresas.

Recentemente, um estudo sobre a imagem das cinquenta maiores empresas mundiais revelou curiosas semelhanças entre todos os seus logótipos. Mais do que as características conceptuais acima referidas, este estudo procurou salientar questões formais. Ora vejamos:


1. A Actividade Não Conta. Em mais de 90% dos casos estudados o nome da empresa não reflecte a actividade ou os produtos vendidos;


2. Sem Frases Promocionais. Em cerca de 90% das empresas analisadas, o logótipo não inclui frases promocionais ou descritivas da actividade;


3. Letra Limpa e Simples. Em 85% destes logótipos, o tipo de letra é limpo, simples e de fácil compreensão;


4. Somente Uma Côr. Em três, de cada quatro empresas estudadas, os logótipos usados são compostos por apenas uma cor, para além do preto e do branco;


5. Sem Icones ou Simbolos. Em cerca de 75% das empresas consideradas, o logótipo é formado apenas pelas letras que compõem o nome, não existindo qualquer ícone ou símbolo que o acompanhe;


6. Menos de 6 Letras. Em metade dos casos analisados, o nome da empresa é composto por apenas 6 letras, ou menos.


Conclusão: um Logótipo de Sucesso.

Um logótipo é um elemento visual que representa a identidade de uma empresa ou marca. Deverá sempre espelhar o conceito da empresa, os valores que ela transporta consigo, o mercado em que se insere, o público alvo e outros factores de distinção e reconhecimento.

O que procura é um logótipo duradouro, que se mantenha sempre actualizado. Para tal é conveniente que ele seja versátil e adaptável a diversas e novas situações.

Um dos princípios seguidos é o de começar por trabalhar a preto e branco, evitando o carácter subjectivo da cor e a ambiguidade por ela gerada. Um bom logótipo a preto e branco resulta bem numa infinidade cores, e é versátil, pois será aplicável em variados suportes.

Não existe uma segunda oportunidade para criar uma primeira impressão!


« Anterior | Voltar ao Arquivo | Seguinte »