Como Alcançar o Sucesso na Gestão das SUAS Campanhas de Anúncios de Google Adwords

Embora anunciar no Google Adwords seja uma das melhores formas de publicidade hoje em dia, exige know how especifico, motivo pelo qual somente cerca de 1% de todas as campanhas conseguem alcançar o sucesso.

Importa perceber o que pode fazer para melhorar os SEUS resultados com este tipo de publicidade, e fazer parte do 1% que lhe interessa, motivo pelo qual lhe fazemos chegar esta série de artigos relacionada com a gestão de campanhas de Google Adwords.


1. Selecção de Palavras Chave. As palavras-chave são as expressões para as quais vamos anunciar. Aquilo que o potencial cliente insere na caixa de pesquisa do GOOGLE, e que automaticamente o seleciona para ver o nosso anúncio. Podemos introduzir palavras chave utilizando correspondência ampla, correspondência de expressão ou correspondência exacta. Quanto mais longa for palavra chave para a qual vamos anunciar, melhores os resultados. Devemos evitar anunciar para “flores”, mas sim para “lojas de flores” “floristas”, flores lisboa”, “lojas de flores em lisboa”, etc.


2. Criação de Grupos de Anúncios. As palavras chave deverão ser divididas por diferentes grupos de anúncios, conforme a sua afinidade entre elas. Uma loja de flores, por exemplo, poderá ter grupos de anúncios “loja flores”, “comprar rosas” e “comprar violetas”, e dentro de cada grupo de anúncios ficam as palavras que lhes dizem respeito, ou seja, as palavras chave que incluam “flores” (flores lisboa, loja flores, etc…) dentro do grupo de anúncios "loja flores, as que incluam “rosas” (comprar rosas, rosas online, etc…) dentro do grupo de anúncios "comprar rosas", e as que incluam “violetas” (comprar violetas, violetas online, etc…) dentro do grupo de anúncios "comprar violetas".


3. Criação de Anúncios. Do mesmo modo, os anúncios deverão ser diferenciados por grupo de anúncio, por forma a melhor ir de encontro aquilo que o potencial cliente pesquisa. Assim, usando mais uma vez o exemplo em cima, para o grupo “loja flores”, o anúncio terá titulo “Loja de Flores em XPTO”, para o grupo “comprar rosas”, titulo “Comprar Rosas Online” e para o grupo “comprar violetas”, titulo “Comprar Violetas Online”. Deste modo os anúncios respondem directamente aquilo que cada pessoa diferente está a pesquisar, aumentando o sucesso das suas campanhas no Google Adwords.


4. Selecção de Página de Destino. Para fornecer a melhor experiência ao utilizador, e beneficiar dos melhores rankings no GOOGLE, cada anúncio deverá direcionar para a página do site que lhe diz respeito. Assim, pegando novamente na loja de flores, “loja flores” levará para a página de entrada, “comprar rosas” para a página das rosas, e “comprar violetas”, para a página das violetas, facilitando a visita do potencial cliente ao seu site, e reduzindo o caminho entre a página de entrada, e aquilo que está a ser, de facto, pesquisado.


5. Consulta do Indice de Qualidade. O índice de qualidade é uma das métricas mais importantes do Google Adwords, e que tem impacto directo no preço que se paga por cada clique. O índice de qualidade avalia a relevância do seu anúncio para a palavra chave e pesquisa em questão. Se for cumprido aquilo que foi referido para as palavras chave, grupos de anúncios, anúncios e páginas de destino, irá obter os melhores índices de qualidade, motivo pelo qual este é melhor método para se estruturar qualquer campanha que venha a lançar no Google Adwords.


6. Averiguação da Taxa de Cliques. A taxa de cliques, ou CTR (Click Through Rate), é uma das principais métricas que se usam para avaliar a performance de uma campanha. Está directamente relacionada com o Indice de Qualidade. Quanto maior o seu CTR, menores os preços que terá de pagar por cada clique. O Google Adwords considera CTR’s acima de 3% como médios, e CTR’s acima de 5% como bons. Caso tenha CTR’s abaixo de 1%, o que é habitual quando se lançam campanhas sem auxilio profissional, a sua campanha muito em breve deixará de aparecer, a não ser que aumente os seus preços por clique.


7. Alocação de Orçamento Diário. O Google Adwords obriga à definição de um orçamento diário, que será utilizado como um tecto máximo diário para os seus custos. Habitualmente, na Sigma Quadrado, usamos orçamentos diários que nunca são alcançados, dado que não queremos perder nenhum clique, partindo do principio que as palavras chave estão bem selecionadas. Como, normalmente, na maioria das campanhas de Google Adwords, as palavras chave costumam estar mal segmentadas, é aconselhável colocar um orçamento de acordo com aquilo que for a sua capacidade para o pagar.


8. Medição do Retorno do Investimento. Será necessário associar a sua conta do Google Adwords ao Google Analytics, para que melhor possa medir a rentabilidade do seu investimento, e saber de quais palavras chave estão a vir os melhores resultados. Após o fazer, será uma questão de tirar as palavras chave que estão a originar cliques de pouca qualidade, e aprofundar as palavras chave que estão a dar melhores resultados. O processo de optmização de uma campanha de Google Adwords é parte vital da gestão da mesma, e é uma tarefa continua, que deverá ser desenvolvida ciclicamente.


Veremos cada um destes tópicos individualmente, nas próximas edições da nossa Newsletter, para que possa alcançar o sucesso na gestão das suas campanhas do Google Adwords.



Voltar ao Arquivo | Seguinte »