Alcançar o Sucesso na Gestão de Campanhas Google Adwords - Criação dos Anúncios

Embora anunciar no Google Adwords seja uma das melhores formas de publicidade hoje em dia, exige know how especifico, motivo pelo qual somente cerca de 1% de todas as campanhas conseguem alcançar o sucesso.

Iremos hoje ver o tópico sobre a criação dos anúncios, por forma a que possa obter os melhores resultados na gestão das suas campanhas de Google Adwords.


1. A Importância do Titulo do Anúncio. O titulo do anúncio é a parte do anúncio que aparece na primeira linha do mesmo. O Google automaticamente imprime o titulo do anúncio com um tamanho de letra maior que as linhas de descrição, permitindo que chame mais a atenção do potencial cliente. Assim, os títulos do anúncio deverão ser direccionados para a pesquisa efectuada, por forma a aumentar a possibilidade de que o utilizador venha a clicar no mesmo, e, ao mesmo tempo, direccionados para descrever o que a sua empresa tem para oferecer, por forma a que seja maior a taxa de conversão das visitas ao seu site. Para cada anúncio, é possível adicionar até três títulos de anúncios diferentes, e deixar o Google Adwords escolher a ordem pela qual aparecem, ou, em alternativa, fixar a ordem de acordo com a optimização por nós efectuada.


2. A Importância das Linhas de Descrição. As linhas de descrição adicionam informação áquilo que já foi introduzido no titulo. Se as palavras chave da pesquisa constarem das linhas de descrição, as mesmas vão aparecer a negrito. Deveremos utilizar estes campos para dar informação adicional ao anúncio, como preços, horários, proposta de valor da empresa, promoções em vigor, etc. É permitido adicionar até dois elementos de descrição em simultâneo. Quanto maiores forem as linhas de descrição, dentro dos limites estabelecidos, maior ficará o nosso anúncio, o que permitirá destacar da concorrência, e, em última análise, eliminar concorrentes do ecran de entrada dos resultados de pesquisa (aquilo que se vê sem fazer scroll para baixo).


3. Selecção da Melhor Página de Destino. A página de destino é a página do nosso site para onde os indivíduos que fazem a pesquisa serão direccionados após carregarem no anúncio. A página de destino deverá ser selecionada tendo em consideração a utilidade versus a pesquisa efectuada. Devemos evitar utilizar a página de entrada de um site como página de destino, porque isso é estar a confiar que o utilizador vai saber (e querer) navegar até à página que lhe interessa. Utilize a página de destino especifica daquilo que corresponde á pesquisa efectuada, ou, em alternativa, direcione automaticamente para a sua página Contactos, e veja a sua taxa de conversão aumentar.


4. Vantagens de Adicionar Sitelinks. Os sitelinks são links adicionais que aparecem por baixo do anúncio, e que permitem adicionar diferentes páginas de destino ao anúncio, complementares á pesquisa efectuada. Tal como com as linhas de descrição, adicionar sitelinks permite que o anúncio seja maior (e no que diz respeito a publicidade, maior é sempre melhor), e, adicionalmente, elimina concorrentes do ecran de entrada, aumentando o CTR do anúncio em causa.


5. Efectuar Testes de Anúncios. Dada a importância do CTR para o sucesso de uma campanha, quer pelo aumento do Indice de Qualidade, quer pela redução dos custos, é extremamente importante efectuar sempre testes de anúncio. Para que o teste seja cientifico, somente poderemos alterar um elemento face ao anúncio que estamos a testar, por forma a ser possível isolar a razão da variação de CTR. Deste modo, faremos um teste para o titulo do anúncio, outro teste para a primeira linha de descrição, e, finalmente, um teste final para a segunda linha de descrição. Podemos também testar a página de destino. Para efectuar um teste de titulo de anuncio, crie dois anúncios exactamente iguais, mas com titulo diferente, deixe correr até atingir X impressões, e depois verifique qual obteve maior CTR. Para acelerar os testes de anúncios, efectue o teste de titulo, o teste de linhas de descrição e o teste de página de destino em diferentes grupos de anúncios, permitindo efectuar todos os testes ao mesmo tempo, e mais rapidamente obter a combinação vencedora (titulo, descrição e página de destino).


6. Diferentes Anúncios para Diferentes Grupos de Anúncios. Conforme já visto no artigo anterior sobre os grupos de anúncios, cada grupo de anúncios deverá ter um anúncio especifico e individualizado, direcionado para a família de palavras chave incluída nesse grupo de anúncios. Desta forma poderemos ter títulos, descrições e páginas de destino diferentes para pesquisas diferentes, permitindo responder de forma mais precisa ao que está a ser pesquisado, e aumentando a taxa de conversão. É o milagre da publicidade na internet. Se a pesquisa é para “clinicas lisboa, o anúncio diz CLINICA LISBOA, se a pesquisa for para “clinicas porto”, o anúncio dirá CLINICA PORTO.


Quanto melhor criados estiverem os anúncios, melhor o índice de qualidade, o CTR e menor o custo com cada clique, motivo pelo qual uma correcta criação de anúncios é extremamente importante.

Continuaremos a ver cada um destes tópicos individualmente, nas próximas edições da nossa Newsletter, para que possa alcançar o sucesso na gestão das suas campanhas do Google Adwords.



« Anterior | Voltar ao Arquivo | Seguinte »