Alcançar o Sucesso na Gestão de Campanhas Google Adwords - Grupos de Anúncios

Embora anunciar no Google Adwords seja uma das melhores formas de publicidade hoje em dia, exige know how especifico, motivo pelo qual somente cerca de 1% de todas as campanhas conseguem alcançar o sucesso.

Iremos hoje ver o tópico sobre grupos de anúncios, por forma a que possa obter os melhores resultados na gestão das suas campanhas de Google Adwords.


1. Diferentes Familias de Palavras Chave por cada Grupo de Anúncios. Toda a lógica da criação de diferentes grupos de anúncios tem como base a possibilidade de colocar palavras chave com diferentes afinidades (a que chamaremos “famílias”) em grupos de anúncios diferentes, para assim se conseguir obter a melhor segmentação. Assim, para uma imobiliária, por exemplo, palavras chave como “comprar casa porto” ou “casas para venda porto”, ficariam dentro de um grupo de anúncios “Comprar Casa Porto”, enquanto palavras chave como “comprar casa lisboa”, ou “casas para venda lisboa”, ficariam dentro de um grupo de anúncios “Comprar Casa Lisboa”.


2. Diferentes Anúncios por cada Grupo de Anúncios. Como em diferentes grupos de anúncios temos diferentes famílias de palavras chave, que correspondem a diferentes segmentações dos serviços (ou produtos) que temos para oferecer, também os anúncios por grupo de anúncio serão diferenciados por forma a permitir melhor responder áquilo que cada individuo está a pesquisar. Assim, no grupo de anúncios “Comprar Casa Porto”, o titulo do anúncio dirá “Comprar Casa Porto”, enquanto para o grupo de anúncios “Comprar Casa Lisboa”, o titulo do anúncio será “Comprar Casa Lisboa”, permitindo obter um melhor CTR, melhor Indice de Qualidade e menor custo com cada clique.


3. Diferentes Páginas de Destino por cada Grupo de Anúncios. Por forma a proporcionar uma melhor experiência do utilizador, diminuir o funil de vendas, e obter uma melhor taxa de conversão, também a página de destino de cada anúncio deverá ser diferente para diferentes grupos de anúncios. A titulo exemplificativo, mais uma vez, para o grupo de anúncios “Comprar Casa Porto”, a página de destino do anúncio deverá ser aquela que tem a listagem de casas para venda no Porto, enquanto para o grupo anúncios “Comprar Casa Lisboa”, a página de destino do anúncio será aquela que tem a listagem de casas para venda em Lisboa.


4. Palavras Chave Negativas por Grupo de Anúncios. Do mesmo modo que se podem colocar palavras chave negativas a nível da campanha, conforme visto no artigo anterior sobre as palavras chave, também podemos utilizar palavras chave negativas ao nível dos grupos de anúncios. Esta estratégia poderá fazer sentido quando existe sobreposição de palavras chave por grupo de anúncios, conseguindo dessa forma assegurar que quem pesquisa é direcionado para o grupo de anúncios que nos é mais conveniente.


5. Lances Individuais por Grupo de Anúncios. Embora se possa ter diferentes lances individuais por palavra chave, tipicamente o que teremos é diferentes preços para diferentes grupos de anúncios. Assim, deveremos ter em consideração o nível de concorrência existente para o grupo de anúncios e ter isso em consideração na alocação dos lances. A melhor forma de ter uma ideia da concorrência, ou é utilizando a ferramenta de palavras chave do Google Adwords conforme visto no artigo anterior, ou então adicionar, no TAB grupo de anúncios, a coluna “% de Quota de Impressão”. Quanto menor a quota de impressão, maior a necessidade de aumentar o CPC por forma a conseguirmos captar visitas das palavras chave incluídas nesse grupo de anúncios.


Quanto melhor construidos estiverem os grupos de anúncios, melhor o índice de qualidade, o CTR e menor o custo com cada clique, motivo pelo qual uma correcta construção de cada grupo de anúncios é extremamente importante.

Iremos ver cada um destes tópicos individualmente, nas próximas edições da nossa Newsletter, para que alcance o sucesso na gestão das suas campanhas do Google Adwords.



« Anterior | Voltar ao Arquivo | Seguinte »