Alcançar o Sucesso na Gestão de Campanhas Google Adwords - Indice de Qualidade

Embora anunciar no Google Adwords seja uma das melhores formas de publicidade hoje em dia, exige know how especifico, motivo pelo qual somente cerca de 1% de todas as campanhas conseguem alcançar o sucesso.

Iremos hoje ver o tópico sobre o índice de qualidade, por forma a que possa obter os melhores resultados na gestão das suas campanhas de Google Adwords.


1. A Importância do Indice de Qualidade. O índice de qualidade avalia a relevância do seu anúncio para a palavra chave e pesquisa em questão, e tem um impacto directo no preço que se paga por cada clique. Quanto maior o índice de qualidade, menor o custo por cada clique que tem de se pagar no leilão, e, para o mesmo preço, melhor a posição média em que o anúncio aparece. O índice de qualidade é atribuído ao nível das palavras chave. Quanto maior a ligação entre os grupos de anúncios, os anúncios, as páginas de destino, e as palavras chave, maior o índice de qualidade.


2. A Correspondência com o Grupo de Anúncios. Conforme visto no artigo sobre os grupos de anúncios desta série sobre o Google Adwords, as palavras chave devem estar organizadas por famílias, isto é, palavras chave com ligação entre si, e, estas diferentes famílias, devem estar cada uma contida num grupo de anúncios diferenciado, contribuindo assim para uma ligação entre palavras chave e grupos de anúncios, com impacto positivo ao nível do índice de qualidade, e dos resultados que serão obtidos com a campanha.


3. A Correspondência com os Anúncios. Também já abordado no artigo sobre a importância da criação dos anúncios, os anúncios devem estar relacionados com a família de palavras chave dentro de cada grupo de anúncios, permitindo, dessa forma, obter a máxima relevância entre anúncios e palavras chave, fazendo aumentar o índice de qualidade, e, portanto, baixando o preço, e aumentando a posição média de cada um dos seus anúncios.


4. A Correspondência com as Páginas de Destino. Por fim, o fechar do circulo, as próprias páginas de destino devem ser diferentes para cada anúncio, conseguindo a máxima correspondência entre grupos de anúncios, anúncios, páginas de destino e palavras chave, capacitando a sua campanha para ter os melhores índices de qualidade disponíveis no mercado.


5. O Histórico de CTR (Click Through Rate). Á medida que o tempo decorre, as campanhas começam a ter um histórico de CTR, isto é, quantas pessoas clicaram no anúncio para cada 100 pesquisas efectuadas em que o anúncio tenha surgido. Quando o histórico de CTR é superior á média, o índice de qualidade aumenta aquando das revisões por parte o Google. Quando o CTR é inferior á média, o índice de qualidade diminui quando houver a próxima revisão. O Google considera CTR’s como bons a partir dos 5% de CTR. Abaixo de 3% de CTR, corre o risco de ter a campanha castigada da próxima vez que o Google lhe fizer uma revisão, e até mesmo deixar de aparecer por completo, a não ser que pague custos por clique astronómicos.


6. A Estratégia Vencedora. Neste momento deve ter ficado claro tudo o que foi abordado nos artigos anteriores. A estratégia vencedora passa por uma cuidada divisão das palavras chave por grupos de anúncios distintos, anúncios individualizados por cada grupo de anúncios, e página de destino escolhidas cuidadosamente, por forma a se obter o melhor índice de qualidade para cada palavra chave individualmente. Melhores índices de qualidade representam menor custo, melhores posição média em que o anúncio aparece, melhor quota de impressão, e, por fim, melhor rentabilidade para a sua empresa.


Quanto melhor for o índice de qualidade, maior o CTR e menor o custo com cada clique, motivo pelo qual um elevado índice de qualidade é extremamente importante.

Continuaremos a ver cada um destes tópicos individualmente, nas próximas edições da nossa Newsletter, para que possa alcançar o sucesso na gestão das suas campanhas do Google Adwords.



« Anterior | Voltar ao Arquivo | Seguinte »