Como Aumentar o SEU Ranking nos Motores de Busca: Titulo das Páginas do Site - Manual SEO

O titulo de uma página na internet, como visto na introdução ao SEO, é aquilo que se pode ler no canto superior esquerdo da janela de navegação, por cima da barra de endereço.

Estes titulos são fundamentais para alcançar a primeira página no GOOGLE, ou outro, e, portanto, uma das principais variáveis a ter em consideração para aumentar o seu ranking.

Caso pretenda fazer uma optimização SEO ao seu site, ou blog, eis os principais pontos a ter em consideração na construção do titulo de cada página:


1. Ter um Máximo de 65 Caracteres. O titulo de cada página do site deve ter no máximo 65 caracteres. Passado este limite, o texto deixa de aparecer nos resultados de pesquisa, e é substituido por reticências (...). Aproveite ao máximo esta técnica de SEO, mas não exceda o número de caracteres referido em cima. Escolha titulos extensos, que descrevam em pormenor o conteudo de cada página, maximizando as suas possibilidades de cobertura de palavras chave. Deve adoptar como standard o nome da empresa constar no fim do titulo de todas as páginas. Desta forma, mesmo que não carreguem no seu link quando aparecer nos resultados de pesquisa, sempre aproveita para divulgar o nome da sua empresa em todas as pesquisas em que o seu site apareça nos resultados.


2. Texto Rico em Palavras-Chave. As palavras chave para as quais nos queremos posicionar com uma determinada página, devem constar no titulo dessa página. Componha frases descritivas, que incluam várias das palavras chave mais importantes em termos de posicionamento. É conveniente elaborar um estudo prévio das palavras chave para as quais pretende direccionar o seu site, ou seja, as palavras chave relacionadas com o seu mercado alvo, nomeadamente em termos da quantidade de pesquisas mensais que existem para um determinado assunto. Não caia no erro de se posicionar para palavras chave que ninguém pesquisa. Em todos os sectores de actividade existe um grande volume de pesquisas mensais. É uma questão de descobrir quais as palavras chave correctas para o seu nicho de mercado.


3. Diferenciado por Página Individual. A lógica de ter titulos diferenciados por cada página do site é, não só conseguir titulos mais descritivos e relacionados com cada página individual, como também aproveitar ao máximo os 65 caracteres disponiveis, que assim são multiplicados pelo número total de páginas existentes num site. Ao mesmo tempo, permite que se estruture os titulos das páginas do mais geral para o mais particular, em termos das palavras chave relacionadas com o mercado em questão. Assim, a sua página principal deve ter um titulo que abarque palavras mais genéricas relacionadas com a sua actividade (exemplo: Relojoaria), enquanto a página especifica de um produto já pode, e deve, ter a marca, e o modelo do mesmo, incluido no titulo (exemplo: Relógio Timex Casual).


4. Abarcando Várias Palavras Simultaneamente. Existem várias formas subtis de construir titulos que conseguem abarcar várias expressões ao mesmo tempo, maximizando a exposição às palavras chave que constituem o nosso alvo. A titulo de exemplo, “plano estratégico de comunicação empresarial”, inclui não só a palavra chave “plano estratégico de comunicação empresarial”, como também as expressões “plano de comunicação”, “comunicação empresarial”, “plano empresarial”, “plano estratégico”, etc. Deste modo é possivel, com um único titulo, apanhar vários temas paralelos ao tema principal, exponenciando o volume de pesquisas para o qual nos posicionamos, com uma única página do site. No caso da relojoaria visto em cima, e com base nesta premissa, um bom titulo seria: Relojoaria Online - Venda de Relógios :.:Ourivesaria XPTO:.:.


5. Repetido no Cabeçalho e no Texto. Visto que o titulo de uma página está directamente relacionado com essa página especifica, é lógico que as palavras chave constantes do mesmo sejam repetidas no titulo do texto, assim como ao longo do corpo do texto principal. Aproveite para repetir o titulo da página como sendo o titulo do texto. Além disso, as palavras chave mais importantes (as do titulo) devem ser cerca de 4% de todas as palavras dessa página. Assim, aumenta a probabilidade de ficar bem colocado no ranking dos motores de busca para as suas pesquisas, e alcançar a primeira página, mantendo a coerência, o que é sempre apreciado pelos visitantes de um site.


Para que continue a aumentar o ranking do seu site, ou blog, e alcance a primeira página no GOOGLE, ou em qualquer outro motor de busca, continuaremos a desenvolver este assunto, nos próximos capitulos do nosso manual de técnicas de optimização SEO.

Consulte o manual de SEO, para aceder a outros capitulos, ou clique em "próximo", no menu de navegação em baixo, para ler sobre a estrutura das directorias de ficheiros.


Caso pretenda Aumentar o SEU Ranking nos Motores de Busca: Consulte JÁ »

Para saber mais, subscreva a newsletter »




O Seu Email:
Aprenda como divulgar uma empresa na net. Tenha a visibilidade que procura!

"Estamos na 1ª página do Google, e temos visitas todos os dias. A Internet passou a ser o 2º Canal de Vendas. Incrivel!"

-Nuno F., Q. Garnachos

Publicidade na Internet
Quer anunciar online? Visitas segmentadas por interesse e geografia. A forma mais rápida de conquistar clientes na net!