Como Aumentar o Ranking de um Site e Estar na 1ª Página dos Motores de Busca: Manual de SEO

Estar na primeira página do GOOGLE, ou qualquer outro motor de busca, para as palavras chave relacionadas com a sua actividade, pode ter um grande impacto para a sua empresa.

Por essa razão, importa perceber que tipo de optimização pode fazer para aumentar o ranking do seu site, ou blog, e ganhar posição nas palavras chave que são o seu nicho de mercado, ultrapassando a sua concorrência, e alcançando a visibilidade que procura.

Iniciamos este manual sobre técnicas de optimização SEO (search engine optimization) com uma introdução aos principais aspectos a ter em consideração nesta área:


1. Titulo das Páginas Individuais. O titulo de uma página na internet é aquilo que se pode ler no canto superior esquerdo da janela de navegação, por cima da barra de endereço. É com esse texto que um site é adicionado aos favoritos, e é esse mesmo texto que aparece nos resultados de pesquisa dos motores de busca como sendo o titulo da página em questão. Para o seu site aparecer na primeira página para uma determinada pesquisa, é condição obrigatória que as palavras da pesquisa constem do titulo dessa página. Assim sendo, para aumentar o seu ranking nos motores de busca, os titulos devem ser diferenciados por cada página do seu site, e ricos em palavras chave. Saiba como optimizar os titulos das páginas do site e alcançar a primeira página dos motores de busca.


2. Estrutura da Directoria de Ficheiros. A estrutura da directoria de ficheiro é a forma como organiza os diferentes ficheiros, que compõem o site, pelas pastas respectivas. Esta deve estar nomeada por categorias lógicas, dentro da sua área de actividade. Desta forma, o próprio endereço da página na internet terá incluidas palavras chave relacionadas com o seu negócio, potenciando o aumento do ranking nos motores de busca, e a probabilidade de aparecer na primeira página quando fizerem uma pesquisa relacionada com a sua actividade. Esta técnica de SEO, não só é uma forma de contornar o facto de os nomes de dominios ricos em palavras chave valiosas estarem praticamente esgotados, como ainda lhe permite ver o seu site a subir no ranking. Caso pretenda saber mais sobre este assunto, veja a secção sobre o impacto da directoria de ficheiros numa optimização SEO.


3. Palavras que Compõem os Links Internos. Os links internos de um site, são o texto que utiliza para linkar uma página para outra (chamado de texto âncora), dentro do seu próprio site. Evite expressões como “consulte aqui”, “veja aqui”, ou "saiba mais", visto estas não conterem palavras chave relacionadas com qualquer ramo de actividade. Seja descritivo, utilizando os principais termos das páginas para onde está a linkar. Nada melhor do que a forma como o seu site se cataloga a si próprio, para indicar aos motores de busca quais as palavras chave relacionadas com o mesmo. Para saber mais sobre a importância destes links, veja como optimizar os links internos do seu site.


4. Palavras que Compõem os Links Externos. O raciocinio é o mesmo dos links internos, sendo que no caso dos links externos, a principal questão, para além das palavras utilizada para se linkar, é a qualidade (PageRank) da página que está linkando para si. Algumas ferramentas na internet permitem saber o PageRank de uma determinada página, para que possa direcionar os seus esforços criando links em páginas com um bom PageRank. O PageRank de uma página varia de 0 a 10, sendo 10 o máximo que se pode atingir, e 0 o mínimo. Não existe nenhum site, em lingua portuguesa, com PageRank de 9, ou de 10. Temos disponível um artigo completo sobre como utilizar técnicas de SEO para optimizar os links externos para o seu site, e aumentar o ranking nos motores de busca.


5. Actualização do Conteúdo e Criação de Novas Páginas. Para que o seu site possa manter o ranking depois de conquistado, será necessário uma continua actualização de conteúdo, nomeadamente, através da criação de novas páginas. É habitual dizer que o dificil não é chegar ao topo, mas se manter por lá, e o mesmo é verdade em relação à primeira página dos motores de busca. Crie um BLOG corporativo, ou uma NEWSLETTER, e publique online, numa secção própria do site. Provavelmente, já comunica com o mercado através de várias formas, mas não o publica na internet. Aproveite esta oportunidade para, sem esforço adicional, poder maximizar a comunicação que já efectua, e, simultaneamente, criar novos conteúdos. Saiba tudo sobre a importância da actualização.


Para que aumente o ranking do seu site, ou blog, e possa alcançar a primeira página no GOOGLE, ou qualquer outro motor de busca, veremos todos estes tópicos, de forma mais aprofundada, nos próximos capitulos do nosso manual de técnicas de optimização SEO.

Para aceder a cada um destes capitulos, visite os links destacados em cada tópico desta página, o que permite saltar para um assunto em particular, ou clique em "próximo", no menu de navegação em baixo, para ler de forma sequencial.


Caso pretenda Aumentar o SEU Ranking nos Motores de Busca: Consulte JÁ »

Para saber mais, subscreva a newsletter »


´



O Seu Email:
Aprenda como divulgar uma empresa na net. Tenha a visibilidade que procura!

"Estamos na 1ª página do Google, e temos visitas todos os dias. A Internet passou a ser o 2º Canal de Vendas. Incrivel!"

-Nuno F., Q. Garnachos

Publicidade na Internet
Quer anunciar online? Visitas segmentadas por interesse e geografia. A forma mais rápida de conquistar clientes na net!