Como Fazer um Anúncio Publicitário Eficaz e Garantir o SEU Sucesso

Já alguma vez se interrogou o que é necessário para fazer um anúncio publicitário de sucesso? Um bom anúncio é factor chave no desempenho de uma campanha publicitária.

Um anúncio eficaz dura uma vida inteira a trabalhar sozinho, silencioso, gerando vendas de forma invisivel, mas extremamente rentável. É uma questão de racionalidade (e ROI), visto estarmos perante um caso de produzir mais com os mesmos (ou menos) recursos.

Para que saiba como fazer um anúncio publicitário de sucesso e retirar maior retorno da suas acções de marketing e publicidade, vejamos os principais pontos sobre esta matéria:


1. Sobressair no meio de uma multidão. Num mundo onde as pessoas são invadidas diariamente com centenas de estímulos a apelar à compra, para fazer um anúncio de sucesso deverá dirigir-se directamente às necessidades das pessoas. Ponha o enfâse nos beneficios e deixe as caracteristicas de lado. É quase um cliché, mas quando alguém compra um berbequim, na realidade não quer um berbequim, mas sim fazer um buraco! Utilize esta técnica a seu favor. Fale na linguagem dos seus clientes e naquilo que lhes interessa: poupar tempo, reduzir custos, ganhar dinheiro, sobreviver e conquistar status.


2. Em qualquer cor, desde que seja preto. Citando Henry Ford, o fundador da Ford: “vendemos o modelo T em qualquer cor, desde que seja preto” (no seu original em inglês: “we sell model T in any colour, as long as it’s black”). Dito por outras palavras, ao consumidor não deve ser dada oportunidade de escolha. Pela mesma razão, fazer um anúncio eficaz implica anunciar serviços e produtos, e não a empresa em si. Um anúncio publicitário deve ser focado num único objectivo, permitindo o afunilamento do processo de venda e a simplificação da escolha por parte do cliente. Pretendemos uma reacção, e não a hesitação subjacente a um processo de escolha.


3. A estrutura do anúncio eficaz. Um anuncio publicitário deverá estar dividido em três secções distintas: captar a atenção, a enumeração das vantagens e beneficios e, finalmente, a chamada à acção (call to action). A captação da atenção é executada através do titulo, o qual deverá apelar á compreensão das necessidades dos clientes. De seguida, no corpo do anúncio, deverão ser utilizados os beneficios principais para despertar o desejo de compra nos alvos do anúncio. Finalmente na chamada à acção final, faz-se utilização de uma frase chamariz que leve o alvo do anúncio a praticar a acção que desejamos.


4. A oportunidade de o ver (OTS). Não basta saber como fazer um bom anúncio publicitário, é necessário que o mesmo seja visto pelo seu público alvo para que alcance o sucesso. Mais importante que isso, é necessário que o mesmo seja visto um número suficiente de vezes que conduza o consumidor à acção pretendida. Estima-se que uma pessoa comum tenha de ser submetida a uma dada ideia 6 a 7 vezes antes de a aceitar. Assim sendo, planeie bem a SUA campanha publicitária por forma a expor o seu público alvo diversas vezes ao mesmo anúncio e mensagem, suavizando as suas defesas naturais e facilitando a obtenção de uma reacção.


5. Executar testes e medir os resultados. Por muito que pensemos que um anúncio está perfeito (o que não existe na realidade), e mesmo que satisfeitos com o seu desempenho, um anúncio deve sempre ser testado, por forma a averiguar o impacto da sua alteração no ROI da empresa. Tenha em atenção que o anúncio que gera mais contactos pode não ser aquele que gera maior "revenue". A internet apresenta-se como um canal onde é fácil executar testes de anúncios e a sua medição de resultados, quer pela rapidez dos mesmos, quer pelo custo reduzido.


Agora que sabe como fazer um anúncio publicitário eficaz, está na altura de rever os anúncios que costuma utilizar… Que erros são agora evidentes? O que pode fazer melhor? Não perca tempo e comece já a utilizar estas técnicas em seu beneficio!


Se pretende uma mensagem publicitária de sucesso, Contacte JÁ »

Para saber mais, subscreva a newsletter »




O Seu Email:
Aprenda como divulgar uma empresa na net. Tenha a visibilidade que procura!

"Estamos na 1ª página do Google, e temos visitas todos os dias. A Internet passou a ser o 2º Canal de Vendas. Incrivel!"

-Nuno F., Q. Garnachos

Publicidade na Internet
Quer anunciar online? Visitas segmentadas por interesse e geografia. A forma mais rápida de conquistar clientes na net!