As 5 Melhores Soluções de Marketing e Publicidade Digital para Empresas

Chegado o fim de 2011, é hora de as empresas avaliarem o TOP 5 de rentabilidade das soluções de marketing e publicidade digital deste ano.

Não existem grandes alterações face ao ano anterior, sendo de destacar o aparecimento dos microsites para as redes sociais, que permitem outro tipo de interactividade ao utilizador, na óptica de “fechar o circulo” a que o GOOGLE e FACEBOOK desde há muito nos habituaram.

Assim, para que a sua empresa possa terminar este ano da melhor forma, apresentamos o TOP 5 de soluções de marketing e publicidade digital, ordenadas por rentabilidade:


1. Destaque nos Motores de Busca. Os motores de busca continuam a ocupar o primeiro lugar no TOP das soluções de marketing e publicidade digital. Dentro dos motores de busca, o GOOGLE continua a ter a liderança destacada, e o portal SAPO mantem-se em segundo lugar. Capacidade de segmentação por interesse (palavra-chave), geográfica e a transmissão automática de credibilidade que o motor de busca passa para os seus resultados, são factores cruciais para o sucesso deste meio. A sua visibilidade nos motores de busca pode aumentar se subir no ranking, através da utilização de técnicas de SEO (search engine optimization), ou através da utilização de publicidade PPC, que lhe garante automaticamente acesso á primeira página, com o aumento de visibilidade correspondente.


2. Envio de Newsletters Informativas. O contacto regular com prospectos via email continua a ser um meio privilegiado para as empresas chegarem ao seu mercado alvo. 75% das pessoas sente mal-estar quando tem emails por ler ou responder. Esta taxa desce para 24% no que diz respeito a mensagens por responder nas redes sociais. Como referido nos erros que podem destruir uma campanha publicitária na internet, evite a utilização de bases de dados de terceiros para envio de newsletters. Construir a sua própria base de dados para envio de newsletters, com autorização (demonstração de interesse) por parte dos assinantes, exponencia a taxa de resposta, e, por consequência, a rentabilidade. Através de uma newsletter consegue chegar ao seu mercado alvo sempre que quiser, em vez de ter de esperar que o seu mercado alvo vá ao seu encontro. Envie newsletter informativas, educando e informando os prospectos, ganhando a sua consideração, para que estes estejam atentos à sua mensagem, e, portanto, mais disponiveis para efectuar uma compra.


3. Presença nas Redes Sociais. Embora ainda distante do segundo lugar, mas em acentuado crescimento, surgem as redes sociais. Destas, o FACEBOOK detém a maior quota de mercado, embora o LINKEDIN seja atractivo para publicitar empresas B2B. Quer através da presença com uma página de empresa, quer através de anúncios pagos, as redes sociais permitem atingir rapidamente uma determinada segmentação demográfica, com um OTS muito elevado. Integração e interacção, em conjunto, permitem uma melhor experiência do utilizador, com ganhos assinaláveis em termos de ROI (return of investment). A conjugação de anúncios pagos com um página de empresa permite uma maior interacção social. Uma página com imagens alusivas à empresa aumenta o sentimento de integração do utilizador.


4. Utilização de Microsites de Suporte. As soluções de marketing e publicidade referidas, em conjunto com a utilização de microsites de suporte, permite aumentar o retorno das suas acções de divulgação na internet. Um microsite permite isolar um único assunto, alvo de publicitação, mantendo o visitante focado naquilo que lhe chamou inicialmente a atenção. Todo o microsite deverá ser elaborado tendo por objectivo gerar um contacto por parte dos visitantes, através do preenchimento de um pequeno formulário, o que permite reduzir substancialmente o custo de aquisição por lead. Nas redes sociais, tornou-se possivel a integração do próprio microsite dentro da plataforma (do FACEBOOK, por exemplo), permitindo a interacção social com o mesmo, e potenciando o marketing viral.


5. Relatório de Monitorização dos Resultados. O relatório do GOOGLE Analytics continua a ser considerado um padrão de mercado no que aos relatórios de monitorização diz respeito, e, por enquanto, continua sem ter concorrente à altura. A facilidade de instalação, a sua diversidade de dados estatisticos, a possibilidade de análise multicanais e o arsenal de monitorizações possiveis (clicks em botões, visualizações de video, downloads de pdf’s, etc…) tornam este relatório obrigatório para quem queira, de facto, conquistar clientes através da internet, e alcançar um ROI positivo. Elimine gorduras desnecessárias e invista no músculo, alavancando o seu orçamento de publicidade e propiciando niveis de eficiência superiores. Torne a instalação do GOOGLE Analytics num objectivo para este ano, e veja a SUA Empresa alcançar um novo patamar.


Esperamos, com este TOP de soluções de marketing e publicidade digital de 2011, ter contribuido para que tome as melhores decisões de investimento, seja mais eficiente, e aumente a rentabilidade da sua publicidade em 2012.

Se este assunto lhe interessa, acompanhe as nossas noticias, subscreva a newsletter, e fique a saber como divulgar uma empresa, ou fazer anúncios publicitários eficazes, entre outros temas que pode consultar no nosso arquivo.


Caso pretenda Aumentar a SUA Visibilidade na Internet, Contacte JÁ »

Para saber mais, subscreva a newsletter »




O Seu Email:
Aprenda como divulgar uma empresa na net. Tenha a visibilidade que procura!

"Estamos na 1ª página do Google, e temos visitas todos os dias. A Internet passou a ser o 2º Canal de Vendas. Incrivel!"

-Nuno F., Q. Garnachos

Publicidade na Internet
Quer anunciar online? Visitas segmentadas por interesse e geografia. A forma mais rápida de conquistar clientes na net!