6 Formas de Divulgar a SUA Empresa e Publicitar os SEUS Produtos na Internet

Dado o elevado crescimento da internet, e a quantidade de esforço que tem sido dedicado, quer à divulgação de empresas, quer à publicitação de produtos através deste canal, é conveniente analisar a forma de conseguir melhores resultados com a sua presença online.

A lei 20 80 diz que 20% do esforço gera 80% do resultado. Vamos ver os 80% que tem de facto impacto, e a forma de os alcançar com o menor esforço de publicitação possivel.

Desde as visitas dos motores de busca, aos seguidores nas redes sociais, passando pelos foruns e o relatório de visitas ao site, veremos tudo o que precisa para se fazer notar.

Depois de ler atentamente, irá obter melhores resultados do seu esforço de divulgação na internet, e conseguirá alcançar aquela visibilidade que sempre desejou para a sua empresa.


1. Aumente o SEU Ranking nos Motores de Busca. As visitas dos motores de busca representam mais de 60% das visitas a um site, podendo chegar aos 99%. É fundamental aumentar o ranking do seu site para se posicionar adequadamente para as palavras chave relacionadas com a sua actividade. Estar nos três primeiros lugares do ranking para uma determinada pesquisa equivale a um CTR (click through rate) de mais de 30%. Assim, para uma palavra chave com 10.000 pesquisas mensais, os primeiros lugares equivalem a mais de 3.000 visitas mensais ao seu site. Já imaginou o potencial destas visitas que pesquisam pela sua actividade? Já imaginou o que era ser um restaurante em lisboa e estar em primeiro lugar quando pesquisassem por “restaurantes em lisboa”? Veja como aumentar o seu ranking e conquiste o lugar com que sempre sonhou.


2. Conquiste Mais Seguidores nas Redes Sociais. Por muito activo que possa ser nas redes sociais, de pouco serve caso não tenha o número de seguidores, fãs, ou amigos, necessário para causar impacto com a sua mensagem, e exponenciar a divulgação da mesma. Conquistar seguidores nas redes sociais é fácil desde que sejam respeitadas algumas poucas premissas. A principal é a de que a internet é o mundo do GRÁTIS, e, portanto, nada como oferecer algo grátis, de preferência conhecimento, ou acesso a conhecimento (necessitando de ser seguidor para ter acesso, por exemplo), para conquistar a atenção de alguém. Ofereça peças de conhecimento pelas redes sociais, em sitios de elevada exposição, e veja o número dos seus seguidores subir consistentemente. Melhore as suas capacidades de escrita para que estas peças de texto sejam mais aliciantes. Esta técnica, levada ao extremo, leva à captação de evangelistas, aqueles que defendem a sua empresa, e os seus produtos, sem necessidade da sua intervenção.


3. Escreva em Foruns e Blogs da SUA Especialidade. Para além das redes sociais, e dos motores de busca, os foruns e blogs vem logo a seguir no que diz respeito à facilidade em ganhar visibilidade. Além disso é fundamental diversificar, para não estar dependente exclusivamente das visitas com origem nos principais motores de busca e redes sociais, que em conjunto costumam representar mais de 90% das visitas aos sites. Já imaginou o que aconteceria se deixasse de ter visitas destas duas origens de um dia para o outro? Embora nos Foruns e Blogs não haja contagem de seguidores, aplique a mesma técnica descrita no ponto anterior, por forma a captar o máximo de atenção e notoriedade top of mind na comunidade alvo. Tenha atenção para não comprometer a sua imagem nem pôr a ética da comunidade em causa. Por norma, na barra inferior de qualquer forum, é possivel verificar quantos utilizadores estão inscritos. Procure por foruns com o máximo de users inscritos possiveis, e que tenha posts actualizados, sinal de vitalidade. Quando escreve num fórum, ou comenta num blog, a sua mensagem é imediatamente divulgada para todos os que entrarem online. Só deverá divulgar a sua empresa, e publicitar os seus produtos através de links na assinatura, pois qualquer outro tipo de prática é condenável, a não ser quando solicitado pelos próprios utilizadores do forum.


4. Aumente a Interacção com os SEUS Visitantes. Caso o seu site seja completamente estático, talvez seja altura de lhe acrescentar alguma dinâmica. Hoje em dia isto é fácil com a inclusão dos botões “Gosto” e “+1”, fornecidos pelas próprias redes sociais, o que dá a hipótese de captar a atenção agora, para divulgar mais tarde. Contudo, não se fique por aqui. Em primeiro lugar dê a possibilidade aos seus visitantes de se inscreverem numa newsletter para acompanhar as suas noticias, e lançamento de novos produtos, ou promoções. Em segundo lugar, talvez seja conveniente lançar campanhas especificas para as visitas ao seu site, permitindo, inclusive, testar a eficácia das mesmas, a baixo custo, antes de as lançar em campanhas publicitárias nos media. A alteração da imagem relativa à campanha leva a que o site pareça ter dinamismo. Do mesmo modo, incentive a intervenção dos seus seguidores nas redes sociais. Seja dinâmico na comunicação, questionador, interventivo, e tenha o hábito de colocar links para o seu site.


5. Mantenha o Contacto com o SEU Mercado Alvo. Não adianta ter uma página do facebook se não escreve nada na mesma, ou uma newsletter se nunca envia emails informativos. O contacto regular contribui para o OTS (opportunity to see) , ajudando ao aumento da notoriedade, e fazendo com que seja mais fácil o cliente se lembrar de si quando tiver uma necessidade que possa ser satisfeita pela sua empresa. Aconselhamos à utilização preferencial do canal email, dado que os estudos mostram que o email continua a ser o principal canal de contacto na internet, e possui a maior taxa de culpabilidade quando não é respondido. 84% das pessoas revela que responde sempre aos emails que recebe, ou sente vergonha por não o fazer. Esta taxa é superior à das SMS (62%), e muito superior a mensagens instantâneas nas redes sociais. ATENÇÃO! Não confundir o envio de newsletters informativas com SPAM. Este é dos erros que pode destruir o seu esforço de divulgação. O SPAM prejudica a sua imagem e contribui para a associação de valores negativos à sua empresa. A Sigma Quadrado sugere que nunca faça SPAM!


6. Faça uma Análise das Visitas ao SEU Site. As grandes empresas, hoje em dia, têm colaboradores exclusivamente dedicados à análise de relatórios de visitas e à detecção de padrões que possam ser monetizados, ou contribuir para uma melhoria da experiência do utilizador enquanto navega no site. É conveniente sistematizar trimestralmente, no minimo, uma análise ao relatório de visitas ao site. Tenha em atenção as fontes de visitas principais, quer em número, quer em qualidade, e reforce o seu investimento nestas. Pelo contrário, elimine tudo o que não lhe dá qualquer proveito. Certifique-se de que o seu posicionamento é o correcto através das métricas quantitativas, e confirme a eficácia do seu site através das métricas qualitativas. Observe os resultados dos esforços resultantes deste artigo, e defina a estratégia de crescimento para o trimestre seguinte. Veja o seu número de visitas florescer, e o retorno da sua presença na internet a aumentar.


Quer se trate de divulgar uma empresa, ou publicitar produtos, após pôr em prática aquilo que foi referido, terá obrigação de atingir o seu objectivo de visitas diárias, e começar a observar um fluxo regular de novos seguidores na sua página das redes sociais.

Não despreze a envolvência criada por todas as acções em simultâneo, dado que assim será possivel atingir o seu público alvo com uma maior frequência, com resultados evidentes a nivel da notoriedade e reconhecimento da marca.


Se pretende Divulgar a SUA Empresa na Internet, Contacte JÁ »

Para saber mais, subscreva a newsletter »




O Seu Email:
Aprenda como divulgar uma empresa na net. Tenha a visibilidade que procura!

"Estamos na 1ª página do Google, e temos visitas todos os dias. A Internet passou a ser o 2º Canal de Vendas. Incrivel!"

-Nuno F., Q. Garnachos

Publicidade na Internet
Quer anunciar online? Visitas segmentadas por interesse e geografia. A forma mais rápida de conquistar clientes na net!